Gratidão: agradecendo pelo lado bom da vida

Gratidão é o ato de reconhecer e agradecer pelas coisas boas que acontecem. “A gratidão vem do indivíduo que sabe ver em cada acontecimento o que ele contém de positivo e investe no saldo construtivo em relação à vida, considerando sempre o que já recebeu, o que recebe e o quanto ele deve retribuir”, pontua Lourdes Pinheiro, pedagoga e especialista em Desenvolvimento Humano Integral.

Poucas pessoas sabem, mas a gratidão é uma força de caráter pessoal. Alguns têm a força da gratidão muito desenvolvida e, como consequência disso, conseguem perceber com mais facilidade os motivos para agradecer que aqueles que têm essa força pouco desenvolvida. E o que isso significa? Ser grato é uma característica que ajuda o ser humano a manter uma atitude positiva no dia a dia. Isso porque ao invés de focar nas coisas que não deram certo ou não saíram exatamente como esperado, a gratidão leva o foco para as coisas que deram certo, que funcionaram e causaram bem-estar.

E como ser grato? Se a gratidão não é uma força de caráter nata, não se preocupe: você pode desenvolvê-la! Uma ação simples, mas muito eficaz, é listar, ao final de cada dia, três razões pelas quais você se sente grato. E não vá muito longe… Pense nas coisas pequenas que ocorreram, nas conquistas mais simples. Você pode ser grato por ter reencontrado um velho conhecido, por exemplo, ou por ter passado mais tempo com sua família. O que te fez bem hoje? Seja grato por isso!

Já ia me esquecendo: você sabia que ser grato faz bem para a saúde? Uma pesquisa feita pela Associação Psicológica Americana com pacientes cardíacos descobriu que aqueles mais gratos tinham o coração mais saudável. Não espere, pois amanhã pode ser muito tarde para agradecer!

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho

Leia mais artigos da colunista Humberta Carvalho: https://goo.gl/nJC08T

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s