Esquenta Coração

O mês de junho é o tradicional mês das festas juninas, tempo de muitas cores, um friozinho gostoso e mês dos namorados!!! Quem não quer alguém para chamar de seu? Apesar da modernidade, das relações fluidas, quem não quer criar um vínculo amoroso? Estabelecer uma relação afetiva de qualidade é sempre algo muito bom para equilibrar as tantas adversidades da vida humana, afinal, o AMOR é o sentimento que propulsiona vida e isso nenhuma tecnologia há de raptar.

Uma relação saudável não é algo mágico como um café instantâneo, ou macarrão de copinho que basta adicionar água quente e está pronto, um relacionamento é como uma construção de um arranha-céu de 40 andares. Nossa! Dá trabalho construir um edifício de 40 andares, que o digam os construtores e mão de obra da área.

Primeiro, é necessário uma fundação forte e bem concretada. Na relação, os pilares mudam de nome, são pilares de respeito, confiança, paciência e propósito de estar junto. Após a construção de uma boa base, é necessário olhar qual o material a ser utilizado na construção, afinal, de nada adianta uma boa fundação se o material por de baixa qualidade. Nas relações, o material as ser empregado é o nosso dia a dia e a qualidade com a qual estabelecemos nossos vínculos.

Em relação de respeito e de valor, o dia a dia é tratado com cuidado. Relacionamentos se constroem na convivência e isso muitos casais esquecem, querem a mágica da relação maravilhosa sem o empenho diário da construção relacional. Tem muita gente sozinha e nem sempre é por opção, mas sim por ausência: ausência de muitos quesitos tão necessários para se ter um grande amor.

LEIA TAMBÉM:
Afinal, o que é consciência?
Liberdade de Expressão: posso falar tudo o que me vem à cabeça?
Síndrome do Pânico parte 1 – Relatos de uma paciente antes da crise

Gente perfeita não existe, eu não sou, você que está lendo não é, e com certeza muitos amores que você já viveu também não eram, e esse é o grande desafio humano: aprender a amar. O amor não é apenas um sentimento, é um propósito de vida, uma disposição de se doar e também receber, é uma escolha de querer ser amado e ser capaz de amar o outro. Drummond já dizia: “Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la”. Como vê o amor tem lá a sua ciência!

E como o mês dos namorados está chegando, vamos utilizar do Coaching para estabelecer estratégias para viver um grande amor. Primeiro, estabeleça o que você realmente quer viver. Sua disposição de construção amorosa é de um edifício, casebre ou barracão? A partir do momento que você estabelece seu objetivo amoroso, as exigências estarão proporcionalmente ligadas à sua disposição pessoal de se dedicar a essa relação, afinal, não inventaram ainda construções instantâneas e mágicas.

Segundo, identifique quais são os pilares importantes para você começar edificar seu amor. Cada relação tem seus próprios pilares, afinal, relacionamento é singular e nem tudo que dá certo para uns dá certo para outros. Portanto, o projeto relacional é seu, trate de estudar bem as dimensões e especificações do que você quer viver.

Terceiro, seja a melhor mão de obra que você puder ser. Trabalhe com afinco e determinação. Ás vezes, pensará até em desistir, mas seu desejo de ver a construção crescendo a cada dia deve ser maior que os eventuais e corriqueiros problemas, tão naturais da existência humana.

É bom lembrar que quem faz sua relação é você e seu parceiro. São, portanto, 50% de responsabilidade para cada um. Vocês terão, cada um, sua parcela para se empenhar e fazer dar certo, porque quando um não quer, dois não brigam. Escolha sempre o lado de quem luta, espera e acredita. No final, com sua determinação, você acaba ensinando que amor se aprende amando. Seja você seu melhor professor!

Aproveite a chegada de junho e tire um tempinho a dois, regado a um bom quentão, uma fogueira para reacender sua paixão. E se você estiver avulso, sozinho, solteiro, quem sabe este não é um bom momento para começar seu projeto de amor? Mãos e coração à obra!


Quer saber mais sobre esse tema?

No dia 8 de junho, a psicóloga e coach Mara Suassuna conduzirá a 4ª edição do evento para mulheres, o Coaching Love. O encontro é gratuito e acontece das 19h às 22h, no auditório Creci-GO, em Goiânia (GO). A proposta é compartilhar informações de qualidade sobre relacionamentos com o público feminino usando a metodologia do coaching. Informações e inscrições: (62) 3088-3688 e (62) 3920-1398

Peça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s