Quando quero que o outro pense igual a mim…

Já reparou como algumas pessoas têm a necessidade de fazer com que as outras pessoas concordem com suas ideias e assumam o mesmo posicionamento que elas? Qual expressão você escuta mais: “você gosta da Maria?” ou “a Maria é falsa e inconveniente, já reparou?”; “o restaurante X é horrível! Tenho certeza de que você também não vai gostar!” ou “eu não gostei do restaurante X, mas talvez você goste.”?

Essas pessoas sequer deixam que as outras tenham suas próprias impressões sobre algo ou alguém. Elas já se adiantam para “alertar” sobre isso ou aquilo que as agradou ou não. Muitos de nós fazemos isso o tempo todo e em todos os lugares, às vezes até inconscientemente e sem malícia. Pare e observe: em relação a pessoas, lugares, filmes, músicas, viagens, serviços etc.

Existe ainda o perfil “influenciador”. O indivíduo com essa personalidade consegue influenciar, persuadir e convencer as pessoas que estão a sua volta com muita facilidade. Bom ou ruim? Depende do contexto e da intenção! Mas o fato é que todos nós temos o direito de ter opiniões e que as mesmas sejam respeitadas.

Quando você se observar influenciando ou sendo influenciado, analise: as pessoas envolvidas estão tendo a oportunidade de se posicionar? Isso não significa que todas as ideias devam ser acatadas e realizadas, mas sim ouvidas e respeitadas. Quando nos posicionamos e estimulamos o outro a se posicionar, estamos contribuindo para a construção de ambientes e relações mais saudáveis e ainda com a inovação, pois são muito melhores muitas cabeças pensando, criando e contribuindo que muitas cabeças apenas reproduzindo uma única ideia.

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho

 

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s