Identifique seus pontos fortes e se prepare para o sucesso!

Já reparou como somos tendenciosos a sempre focar nas fraquezas e não nas potencialidades e características positivas, tanto nossas como das outras pessoas? Já ouviu falar que coisa boa atrai coisa boa e coisa ruim atrai coisa ruim? Focar nos pontos fracos é o mesmo que atrair e potencializá-los ainda mais.

“É como se você tivesse poderes mágicos que se fortalecem quando você foca sua atenção neles. E se você se concentrar nas pessoas à sua volta e nas qualidades delas, você as fortalece também.” Vídeo The Science of Character (A Ciência do Caráter)

Quando reconhecemos nossos pontos fortes e os das outras pessoas, abrimos um mundo de oportunidades e possibilidades para crescer e desenvolver, isso porque, segundo a filosofia desenvolvida por David Cooperrider, resultados e atitudes positivas e enriquecedoras são frutos de energia e emoções positivas. O que ele quer dizer com isso é que coisa boa atrai coisa boa! A energia e as emoções positivas quebram ciclos ruins, que só tendem a piorar, e iniciam um ciclo positivo que, se alimentado, é potencializado e se desenvolve. Ou seja, coisa boa atrai coisa boa!

Ao se iniciar, o ciclo positivo faz com que nossa mente se abra para as diversas possibilidades oferecidas pelo universo e para as várias formas de crescimento, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades que nos fazem deslanchar rumo ao sucesso.

Identificando pontos fortes

Os nossos defeitos e os defeitos dos outros são visíveis. Basta, como já diria minha avó, “comer um quilo de sal” com alguém para descobri-los. Mas todos temos pontos fortes. Então, como identificá-los e potencializá-los?

“Ao identificar, valorizar e ampliar os pontos fortes, as pessoas vão além de resolução de problemas para mudanças ousadas e positivas. Demonstrando “porque é bom sentir-se bem”, suas ações se tornam positivamente carregadas e resultados positivos são evocados.” (Frederickson, 2003).

Para te ajudar a conhecer seus pontos fortes, sugiro que faça o teste VIA, um questionário criado por Christopher Peterson e Martin Seligman, que vai classificar suas principais 24 forças. O teste é um pontapé inicial para te ajudar a identificar as coisas que você faz bem, a fim de potencializá-las. Saber quais são suas forças também te ajuda na mudança de comportamento, pois você percebe quais mais precisam ser desenvolvidas.

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Identifique seus pontos fortes e se prepare para o sucesso!

  1. José Carlos Machado Lopes disse:

    A identificação dos pontos fortes e fracos me permitiu montar um plano de assessoria de imprensa para um estatal goiana. Em cima do plano avançamos muito. Portanto, identificar estes pontos é importante não só do ponto de vista pessoal, mas também para o desenvolvimento dos sistemas corporativos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s