Movimentando-se em direção à mudança

Mudar. Quantas vezes você já se propôs a mudar de comportamento? A mudança é um processo natural. Não conheço quem nunca tenha vivido um processo desse. Existem aqueles que percebem quando precisam se movimentar em direção à mudança, mas também há aqueles que não querem mudar, por medo, por achar que já está bom da maneira que se encontra, por orgulho, por falta de amor etc.

Quando amamos e queremos bem, sugerimos e encorajamos as mudanças. Mas infelizmente a decisão de mudar é uma escolha individual e particular. Como seria bom se pudéssemos mudar para o outro! Já pensou? Os problemas de relacionamento estariam praticamente todos resolvidos! Mas não é assim que acontece… Para alterar um comportamento, o indivíduo precisa de uma motivação que pode ser extrínseca ou intrínseca, ou as duas.

De fora pra dentro X de dentro pra fora

A motivação extrínseca é aquela que deriva de fatores externos. Nela, o indivíduo espera ser recompensado. Já a intrínseca, como o próprio nome diz, é própria e inerente ao indivíduo, ou seja, deriva de fatores internos e não está relacionada a uma recompensa externa. A motivação intrínseca está mais ligada ao prazer e bem-estar e pela forma de enxergar o mundo.

Por isso, se você deseja que alguém mude, entenda que não é por sua vontade que essa pessoa mudará, mas sim pelas motivações que a movem. Ao invés de cobrar mudança, por que não a estimular? Ao mostrar para o indivíduo, por exemplo, como seria a realidade caso ele mudasse, ela vislumbra a cena e passa a ter a percepção de que ele poderia estar levando uma vida melhor. Mas não exagere! Cada pessoa tem seu tempo e não é sofrendo pressão que o processo de mudança vai finalizar mais rápido.

Quando amamos verdadeiramente, os defeitos são “parte do pacote”, mas isso não significa que os mesmos devam ser eternos. Afinal, quer algo mais positivo que mudar para melhor?

Estimule a mudança, seja a mudança. Quando você muda, o mundo muda junto!

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!” (Raul Seixas)

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s