Dicas de Coach: como gerir o tempo para obter resultados mais significativos

Entre as pessoas que me procuram interessadas no processo de Coaching, a maioria tem como meta principal, aprender a gerir bem o seu tempo para atingir melhores resultados. Até mesmo aquelas que já se consideram boas na administração do seu tempo por conseguirem produzir acima da média, se deparam com algumas situações que as fazem perceber o quanto os minutos mal aproveitados do dia a dia representam muito ao final de 30 dias, chegando a totalizar dois, três… cinco dias. Um número assustador para quem sabe o valor de cada hora.

Ao sugerir que meus coachees façam uma avaliação das principais prioridades da vida – eu costumo elencar 12 prioridades essenciais –  eles identificam de cara que a má gestão do tempo é a grande vilã na implantação de suas metas.

Uma coisa é certa, quem procura obter melhores resultados em qualquer área da vida, precisa aprender a gerenciar seu tempo, e uma das formas mais eficazes de fazer isso é aprendendo a viver o agora. Ao viver no presente ficamos mais atentos e concentrados no que estamos fazendo, é mais fácil identificar os sabotadores, que na maioria das vezes são os pensamentos que nos distraem das nossas prioridades. Os pensamentos, por sinal, ora estão presos no passado, ora se veem vasculhando algo no futuro e quando nos damos conta disso já se passaram vários minutos e nossa produtividade já foi afetada.

Quem convive comigo sabe o quanto minha rotina é intensa. As pessoas me perguntam como eu consigo realizar tantas coisas sem apresentar sinais de cansaço, acredito que não seja por um único fator, mas vários. Tentei resumir em 10 dicas e espero poder contribuir com a gestão do seu tempo. A seguir:

Dica 1: Meditação

No início, eu achava muito difícil, mas aos poucos fui aprendendo e hoje comprovo que meditar, nem que sejam 10 minutos por dia, faz toda a diferença para o restante do dia, por isso gosto de colocar a meditação como minha primeira atividade. Meditar é ficar com a mente livre de preocupações, sentir o corpo, a respiração, olhar para dentro de si, inspirar e expirar tranquilamente, não pensar em absolutamente nada. Se tiver dúvidas, sugiro que pesquise mais detalhadamente a respeito e comece já a praticar. Meditar também é fundamental para o passo a seguir.

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Dica 2: Oração, o seu momento com Deus

Muitos consideram oração e meditação a mesma coisa. Eu costumo separar porque, primeiro, acredito que é preciso esvaziar-se de tudo para depois se concentrar verdadeiramente na presença de Deus… Não importa qual a sua religião, falar com Deus diariamente e agradecer, sobretudo pela vida e por todas as coisas boas que você conquistou, desde as maiores às mais simples, é fundamental para que o seu dia tenha mais significado.

Dica 3: Cuidar da saúde, exercitar-se

1) Praticar atividade física, nem que seja fazendo uma caminhada ou um simples alongamento de 10 minutos, já faz diferença. Se você não pratica nenhuma atividade física por que não tem tempo, experimente fazer alongamento em casa, isso já é alguma coisa.
Antes das 7h da manhã, normalmente, eu já terminei minhas atividades físicas e posso afirmar que a energia é muito maior durante todo o dia.

2) Procure se alimentar bem e nos horários certos. Está cada vez mais fácil identificar os alimentos prejudiciais à saúde e, uma vez identificando-os, procure evitá-los o seu organismo agradecerá. Consuma no mínimo dois litros de água por dia, isso ajudará a oxigenar seu cérebro. Especialistas dizem que a água também ajuda a melhorar as relações porque estimula o bom-humor e as pessoas bem-humoradas são também mais bem-sucedidas em suas relações. Gente que não cuida bem da saúde tende a adoecer com maior frequência e perde muito tempo tentando se restabelecer.

Dica 4: Fazer uso de agenda

Anotar todas as tarefas do dia, da semana, do mês… Na minha rotina semanal, por exemplo, tenho como uma de minhas metas escrever dois capítulos do livro que pretendo publicar no segundo semestre deste ano, inclusive o dia da semana e horários já estão pré-definidos. Aconteça o que acontecer, eu não costumo abrir mão dessa tarefa, tenho claro que ela me leva ao encontro de um objetivo muito maior. É lógico que sabendo do risco de aparecer qualquer eventualidade, tenho sempre um plano B definido.

Observo o quanto existem pessoas que se distanciam de seus objetivos porque não adquiriram o hábito de fracionar suas metas em pequenas tarefas diárias. Na empresa onde trabalho, falo sempre para minha equipe de representantes que um dia bem planejado tem um valor importantíssimo para o resultado final, porque acredito que a soma de esforços diários é o caminho mais certo para atingir uma meta.

Dica 5: Dormir antes das 23h e levantar ao nascer do sol

Eis o meu maior desafio. Confesso que tenho muita dificuldade para me desligar porque sou muito elétrica. Enquanto a maioria está com pouca reserva de energia no final do dia, eu tenho o suficiente para fazer tudo de novo. É comprovado que as duas horas de sono que antecedem a meia-noite representam para o organismo 4 horas de descanso. Vale citar que cada organismo necessita de um número de horas de sono por noite para ter uma boa produtividade.

Dica 6: Abrir mão daquilo que não acrescenta

Estar disposto a isso é importante para uma boa gestão do tempo. Não dá para fazer tudo, então o jeito é ter uma lista com as nossas prioridades anotadas na sequência das mais para as menos importantes. No meu caso, eu abri mão de assistir televisão, sobretudo os telejornais sensacionalistas que demoram 15 minutos para dar uma notícia, da qual eu posso ficar por dentro em 2 minutos pela internet (nada contra quem assiste, nesse caso estou falando das minhas prioridades). As coisas que a TV mostra, muitas vezes não chegam aos pés do que acontece no mundo, isso vale tanto para os bons acontecimentos quanto para os ruins, por isso escolhi abranger um pouco mais o meu canal de conhecimentos pesquisando por outros meios.

Dica 7: Usar a tecnologia a seu favor

Baixe os aplicativos em seu celular que te economizam tempo, você poderá ler as notícias do mundo inteiro enquanto caminha em uma esteira por 10 minutos (só tome cuidado para não cair), poderá conferir sua agenda enquanto espera na fila do banco, checar seus e-mails, etc… A grande sacada dessa era tecnológica é saber usá-la a seu favor.

Dica 8: Busca pelo conhecimento

A mente se expande cada vez que aprendemos algo novo. Quanto mais praticamos o que aprendemos maior é a nossa capacidade de aprendizagem. Desde quando me propus ler um livro por semana tenho notado o quanto isso me acrescentou. Primeiro, porque os livros me ajudam a ver o que já está dentro de mim – como diz Robin Sharma em seu livro “O Monge que vendeu sua Ferrari”. Depois, porque uma vez que abro espaço na mente para aprender, vou encontrando maneiras de obter resultados de modo mais efetivo e eficaz, ou melhor, vou atingindo meus objetivos de forma mais rápida.

Dica 9: Reflexão

Perguntar-se, periodicamente, se tudo o que está fazendo é realmente importante, se precisa mesmo ser feito daquela forma, se pode ser substituído por outra atividade que traga maior retorno. Devemos evitar cair no piloto automático e isso só é possível quando paramos para refletir. Algo que funcionou muito bem ontem pode não ser tão eficaz hoje, concorda? Chamo a isso de redesenho, adoro essa palavra!

Décima dica: Buscar uma vida integral.

Buscar o equilíbrio nas principais áreas da vida ajuda a aproveitar melhor o tempo, afinal todas as coisas realmente importantes passam a ter espaço relevante na sua vida, dessa forma o prazer de viver se torna maior e as tarefas realizadas diariamente tendem a ser muito mais agradáveis e prazerosas, sem falar que quando gostamos do que fazemos a nossa produtividade aumenta de forma significativa.

É isso. Espero que você aproveite muito bem o seu tempo, que viva com sabedoria e qualidade. Cada segundo que passa é um pedacinho de vida que se vai, por isso eu desejo que cada pedacinho seja bem aproveitado e que você tenha experiências incríveis para uma vida bastante significativa.

Por Shirley Brandão

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