Conheça as 11 competências mais comuns nos melhores líderes executivos

1 – Transformam qualquer situação em oportunidade de aprendizagem

Organizam sua rotina de modo a incluir na agenda tempo para se aprimorar e adquirir novas competências; a palavra mudança não costuma assustar esses executivos, uma vez que compreendem que para evoluir é preciso se abrir para o novo; quando se veem diante de uma nova situação, sentem-se entusiasmados com a possibilidade de aprender, pois reconhecem que sempre há algo novo a ser descoberto.

2 – São íntegros

Não importam as consequências, para eles não há outra alternativa a não ser dizer a verdade, desta forma constroem uma bela reputação e são apontados pelos outros como pessoas honestas e de confiança; não manipulam, ao contrário, costumam ser francos e respeitadores ao expressarem suas opiniões, honram seus compromissos, primeiro por se tratar de um valor importantíssimo para eles, depois, para demonstrar o respeito que sentem pelas pessoas envolvidas.

3 – Adaptam-se facilmente às diferenças culturais

Não se importam quando precisam trabalhar em diversos contextos culturais porque possuem a sensibilidade de colocarem-se no lugar do outro compreendendo seu modo de pensar e sentir; estão longe de serem preconceituosos.

4 – Sabem fazer a diferença no meio em que estão inseridos

Seu primeiro foco está no sucesso da organização, por isso empenham-se em trabalhar, primeiramente, alinhando suas estratégias com o propósito da empresa, depois, definindo claramente os objetivos e metas que conduzem a este propósito; são resilientes, tenazes, perseverantes, inteligentes emocionalmente e humildes; as ações empreendidas no momento presente estão diretamente ligadas ao impacto que querem causar nos negócios da empresa e, principalmente, no seu propósito pessoal.

5 – Possuem visão ampla

Independente da área de atuação, preocupam-se com o negócio como um todo. Para eles é tão importante que o seu setor atinja suas metas quanto os demais setores, pois é a soma do sucesso de todos que garantirá o resultado almejado; procuram interagir com todo o universo que envolve o seu negócio, como o clima sócio-político-econômico, relação com os clientes internos e externos e também com os concorrentes.

6 – Tiram o melhor de cada um de seus liderados e das pessoas com quem se relacionam

Seu poder de persuasão é natural e vem do talento em gerir pessoas. Sabem escutar e depositam em seus liderados elevadas expectativas como sinal de confiança no trabalho que desenvolvem.  Incutem-lhes o espírito de melhoria contínua. Geram ambientes motivadores onde os colaboradores se apoiam entre si para atingir a excelência nos resultados. Conseguem elevar o potencial de seus colaboradores ao máximo.

7 – Enxergam de diversos ângulos

Não se prendem a abordagens convencionais e, se necessário, questionam seus próprios paradigmas admitindo facilmente um erro, o importante não é estarem certos, mas fazerem o que é certo. Consideram essencial escutar o ponto de vista de outras pessoas para analisar o máximo de possibilidades a fim de evitar erros. São flexíveis e não se deixam imobilizar por dúvidas ou questionamentos de seus líderes, pares ou liderados.

8 – Assumem riscos

Coragem é uma palavra que os define muito bem. Quando os obstáculos surgem eles simplesmente enfrentam, enquanto muitos hesitam eles não têm medo de dar a cara a bater, pois o foco está nos resultados que almejam atingir, por essa razão, assumem os riscos necessários para atingir seus objetivos.

9 – São adeptos à prática do feedback

Se interessam não só por dar feedback mas principalmente por receber. Consideram de suma importância ouvir a opinião de seus líderes e liderados sobre os seus pontos fortes e os de melhoria e estão sempre abertos à mudança. Ao dar feedbacks o fazem com honestidade e respeito, promovendo o interesse em dar e receber.

10 – Aprendem com os erros

Embora sejam extremamente cautelosos, quando cometem erros assumem sem titubear e procuram aprender com eles, enxergam suas falhas como oportunidade de aprendizado e crescimento, reconhecem que são falíveis e raramente repetem o mesmo erro. Quando um membro de sua equipe comete qualquer falha eles se incluem ao apontar os responsáveis e uma das reflexões mais comuns em seu vocabulário é: “O que podemos aprender com isso?” Olhar para as próprias falhas faz com que aprendam muito mais.

11 – Recebem críticas e sugestões de forma madura e responsável

Lidar com esse tipo de líder é confortável, eles valorizam a opinião dos demais, ponderam seu ponto de vista, reconhecem, com honestidade e gratidão, os “pontos cegos” na sua forma de atuação.  As críticas vindas de seus liderados são levadas em conta, principalmente por não as receberem como um ataque pessoal, mas como uma possibilidade de tornaram-se melhores líderes do que já são.

Em suma, os líderes executivos que apresentam melhores resultados nas empresas de qualquer parte do mundo possuem, além das características citadas acima, grande habilidade para exercer a liderança, independente do contexto em que se encontram. Estão sempre prontos para ajudar sua empresa a adaptar-se às mudanças. São grandes geradores de energia positiva, sabem ouvir, são afetivos, estão atentos às tendências tecnológicas e demográficas, percebem o quão significativas são as suas atitudes para o desenvolvimento dos seus liderados e o crescimento da organização e, principalmente, possuem um forte senso de propósito, tanto pessoal quanto organizacional, e transmitem isso em suas ações.

Por Shirley Brandão

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s