Use o poder da palavra para influenciar positivamente

A palavra tem poder e isso é bíblico, mas muitas pessoas não acreditam. Não, não vamos discutir religião, fé ou fenômenos da mente. Vamos nos despertar para o quanto as nossas palavras influenciam, positiva ou negativamente, a nossa vida, a vida das pessoas que estão a nossa volta e as situações do nosso cotidiano. Se alguém diz para você, “sou um derrotado, não sou inteligente nem capaz o suficiente para arrumar um emprego”, o que você diria a essa pessoa? Se alguém lhe diz, “não sei viver sem ele, minha vida não faz sentido se não for para estarmos juntos. Sem ele prefiro morrer”, o que você diria a essa pessoa? Ou, ainda, se você escuta “meu chefe é um tremendo idiota e não aguento mais olhar na cara dele”, o que você diria a essa pessoa?

Se a sua resposta for negativa, no sentido de empurrar a pessoa ainda mais para a beirada do precipício, acredite, sua palavra tem poder. Já se for positiva, no intuito de levantar o ânimo dessa pessoa e lhe abrir os olhos para outras possibilidades, acredite, sua palavra também tem poder!

LEIA TAMBÉM:
A sabedoria do silêncio
Sete mitos sobre a raiva: verdades e mentiras sobre uma emoção controvertida
A sabedoria que há dentro de nós

Poder, segundo o dicionário Aurélio, significa, entre outras coisas, “ter força ou energia para” alguma coisa. Vejamos, “força” é o mesmo que influência e “energia” é o mesmo que força, vigor. Sendo assim, a palavra “poder” está ligada à força da influência.

Como sua palavra influencia

Voltando ao nosso pensamento inicial, se a palavra tem poder, significa que a palavra tem a força de influenciar. E essa influência não está ligada apenas a convencer alguém de alguma coisa. Estamos tratando de uma influência mais profunda, aquela que faz mover pensamento, coração e energia. É comum reclamarmos, por exemplo, do dia que está muito quente ou da chuva que “causou estragos”. A reclamação, por sinal, é formada por palavras que têm a força de influenciar negativamente. Por isso, se alguém lhe diz “sou um derrotado, não sou inteligente nem capaz o suficiente para arrumar um emprego” e você sustenta sua ideia apenas confirmando o que essa pessoa diz, você está influenciando negativamente.

Mudando a rota do pensamento

E se ao invés de só alimentar as situações ruins com palavras que vão torná-las piores, você procurasse influenciar positivamente? Esses dias, ao visitar minha avó na hora do intervalo de almoço, ela insistiu para que eu ficasse por mais tempo. Eu expliquei que não poderia e brinquei falando que eu era assalariada e tinha que voltar ao trabalho para bater meu ponto. Ao ouvir isso, ela lamentou: “Tadinha!”. Eu, mais que depressa, respondi: “Tadinha nada, vó! Graças a Deus! Sinal de que eu tenho um trabalho.” Ela me olhou, ainda assimilando o que eu havia dito, e falou, reflexiva: “É mesmo!”

Naquele dia, saí de lá feliz porque consegui usar o poder da palavra para mostrar para minha avó o lado positivo de uma situação que ela demonstrou acreditar ser negativa. Por isso, sempre que você ouvir “não sei viver sem ele, minha vida não faz sentido se não for para estarmos juntos. Sem ele prefiro morrer” ou “meu chefe é um tremendo idiota e não aguento mais olhar na cara dele”, procure mostrar o lado da situação que a pessoa não está vendo. Use o poder da palavra para influenciar positivamente e acredite: a sua palavra tem poder!

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s