5 passos para mudanças concretas e permanentes

Com o ano novo, queremos vida nova! Esperança! Tudo começou novamente e mais uma vez sentimos que temos a oportunidade de zerar os cronômetros e recomeçar a contagem. Promessas reiteradas e renovadas: Trabalhar mais! Descansar! Viajar! Começar aquela dieta! Cuidar mais do corpo! Batalhar aquela promoção, etc. Enfim, compromissos firmados de uma vida melhor, de novas atitudes!

Evoluir, aprender, transformar, mudar! Esses são verbos que estão sempre presentes em nossas vidas. Não há como fugir! Constantemente, somos impelidos ou exigidos nesta busca incessante de nos tornarmos seres humanos mais evoluídos. Seja explicitamente ou intrinsecamente, por outros ou por nós mesmos, não importa, sabemos que precisamos mudar, sabemos que precisamos nos desenvolver.

Contudo, muitas vezes, quando o ano vai chegando ao fim, vamos nos dando conta que tudo permanece igual. Ah! Ficamos decepcionados com esta dura realidade: eu não mudei! E por que prometemos e até queremos muito, mas não conseguimos, de fato, concretizar algumas transformações? E o pior, tenha certeza querido leitor, se nós não mudarmos, nada em nossa vida poderá ser diferente. Tudo permanecerá igual!

Cientes disso, vamos começar então a desvendar alguns segredos que podem ser de grande valia nesta empreitada sobre fazer diferente. Primeiro vamos conhecer um dos maiores obstáculos que pode estar impedindo sua transformação, o grande vilão que persegue a todos nós sempre que queremos iniciar um novo processo de mudanças genuínas.

Comodismo: dificuldade em sair da zona de conforto

Estamos tão acostumados com aquilo que temos, somos e construímos, que ter coragem e iniciativa para sair disso não é tarefa fácil para ninguém. Ficamos bitolados e aprisionados em nossa própria zona de conforto, ainda que esta esteja, constantemente, terrivelmente desconfortável. Parece ser mais fácil continuarmos acomodados em nossos “desconfortos” que buscarmos novas alternativas e possibilidades. Até mesmo porque, quando escolhemos o novo, o diferente, não temos nenhuma garantia ou segurança confirmada. É necessário confiar naquilo que ainda não se pode visualizar ou compreender direito.

LEIA TAMBÉM:
12 Leis da Gratidão que vão mudar a sua vida
O papel do Coaching nas organizações positivas
O importante é ser Você

Porém, acredite: o caminho mais fácil pode realmente não ser o melhor caminho!
Pode acontecer que a trilha mais complicada, ao final, lhe revele uma bela praia paradisíaca, nunca antes visitada ou sonhada. Como também pode acontecer que o caminho mais fácil e pronto continue te levando pelos mesmos vales sombrios e escuros que você já vem transitando desgostosamente há tempos.

Agora, você já sabe, terá que se esforçar enormemente para sair de sua zona de conforto. Será preciso lutar e reunir dentro de você seus maiores desejos e sua mais poderosa força de vontade para seguir em frente. Foque nos resultados positivos de seus objetivos e… ação! Vá à luta com toda sua determinação e não pare enquanto não tiver alcançado cada um deles!

Estando firme em seu propósito de mudar, você já pode empreender por esse caminho, seguindo estes cinco passos que lhe servirão de meios concretos para que alcance o que deseja.

Passo 1 – Decisão

Este é o ponto primordial de partida para alcançar qualquer mudança: decisão! Afirme de uma vez por todas que não mais aceitará em sua vida que situações com as quais você não está satisfeito permaneçam iguais. Tome uma atitude definitiva, por mais difícil que possa lhe parecer. Procure sentir com todo seu ser que você pode e fará diferente. Decida-se e levante-se para ação!

Desenvolva dentro de você uma certeza, uma necessidade extrema de mudança. Sinta essa força em todas as áreas que compõem o seu ser: em seu corpo a força para mudar, em suas emoções o desejo de se transformar, em seus pensamentos a convicção de que agora é a hora, em sua alma a confiança de que está pronto para o novo, para o melhor, e que algo muito maior irá lhe apoiar nessa jornada.

Tome a decisão de que será capaz de enfrentar qualquer obstáculo que se interponha entre você e seus novos objetivos. Garanta a si mesmo que nada lhe fará voltar atrás, para o comodismo de sua zona de conforto, desconfortável! Estabeleça seus ganhos ao alcançar a tão almejada transformação e a dor que surgirá da perda, se falhar mais uma vez. Isto lhe fornecerá energia suficiente para continuar seguindo os próximos passos.

Passo 2 – defina exatamente o que você deseja mudar!

Já vi inúmeros casos de pessoas que vivem dizendo o quanto aspiram por várias mudanças em sua vida e quando lhes perguntam o que exatamente desejam que seja diferente, não sabem responder ou suas respostas são muito vagas, como: “Quero mudar minha vida!”
A questão é: você deseja mudar exatamente o que em sua vida? Defina seus anseios de uma forma concreta e prática. Faça uma lista escrita, anote em um papel e deixe este em algum local onde você possa vê-lo sempre.

Não crie listas vagas ou amplas com tópicos como: “Vou mudar minha relação.” Se você quer mudar sua relação, procure especificar minuciosamente quais aspectos dela estão lhe incomodando e que deseja alterar. Procure descrever áreas e dentro delas comportamentos concretos. Por exemplo:

• Diálogo: ouvir mais, falar menos, não gritar;
• Forma de cuidar da casa e dividir tarefas: não reclamar de levar as crianças na escola, pedir ajuda quando precisar para não ficar nervoso depois;
• Sexualidade: marcar terapeuta, ler dois livros por semestre, conversar muito.

Perceba que quanto mais você afunilar e especificar, mais clara e fácil ficará a visualização dos novos caminhos a seguir, entendeu? Assim, você se sentirá mais autoconfiante em ir adiante.

Lista pronta, escolha com calma por onde começar, quais serão as prioridades e os primeiros passos, ou seja, as primeiras AÇÕES que irá realizar. Cuidado nessa hora: não escolha vários aspectos de uma só vez. Pode acontecer que você comece a misturar tudo e isso poderá complicar e lhe confundir. Selecione, inicialmente, alguns itens e, quando alcançar resultados positivos, continue seguindo em frente, definindo os próximos.
Pronto! Você já está, sem esforços super-desgastantes, fazendo diferente, saindo do comodismo!

Passo 3 – determine claramente onde está e aonde quer chegar

Agora que você já sabe bem e listou tudo que deseja mudar, é importante compreender onde está e aonde quer chegar em cada item de sua lista. Para que consiga obter os resultados que almeja, é necessário estabelecer exatamente quais são eles. Tenha bem claro em sua mente em que ponto está no comportamento escolhido e em que ponto quer chegar. Tire um tempo para pensar e refletir bastante sobre estes aspectos.

Passo 4 – mantenha sua consciência em estado de alerta

Neste ponto, todas as mudanças que você deseja já estão bem definidas e claras em sua mente, facilitando este passo que é a atenção e foco total! Acorde sua mente! Saia do automático! Preste atenção ao que e como está fazendo. Mude! Mantenha-se em estado de alerta e fique vigilante, todo tempo, naquilo que escolheu transformar!

No começo você precisará empreender mais esforços para isso. Contudo, fique tranquilo, com o passar do tempo e com a ajuda do passo a seguir seu corpo e sua mente ficarão satisfeitos com os ganhos do novo comportamento e passarão a praticá-lo de maneira automática e natural. Para isso acontecer, atente-se ao próximo passo!

Passo 5 – persistência: mudanças são processos contínuos e eternos

Finalmente, chegamos ao quinto e último passo para a mudança. Devo lhe confessar que este é um ponto fundamental e essencial neste processo e foi o que me despertou o desejo de escrever sobre este assunto.

Aproveito para lhe convidar a assistir o vídeo sobre esse tema em meu canal do YouTube. Veja, deixe seu comentário e se inscreva!

Bom, o problema é que algumas pessoas e casais que me procuram e fazem o Curso Felizes para Sempre… ou um workshop, ou uma terapia, saem muito felizes e cheios de esperanças sobre suas transformações para uma nova vida. Passam-se alguns meses ou anos, alguns retornam desesperados, pois perceberam que tudo está voltando a ser como antes. E me perguntam: “O que foi que fizemos?” E minha resposta é: “O que foi que deixaram de fazer?”

Percebe? Sem persistência, sem continuidade, logo vamos voltando aos antigos comportamentos. Para que o processo de mudança seja permanente, precisamos insistir e perseverar no novo caminho, até que ele se torne um hábito. É como aquela trilha nova que falamos anteriormente, para que se estabeleça como um caminho fácil de transitar, teremos que, por um bom tempo, prestar muita atenção nela, “tirar o mato”, “pavimentá-la”, até que esteja pronta. E, mesmo depois de pronta, se deixarmos de focar e “trafegar” por ela e voltarmos a passar pela antiga, você já sabe o que vai acontecer, não é?!

Portanto, grave bem isso: aquele estado de alerta, de prestar atenção ao que você está fazendo, é para sempre! Felizes para Sempre Três Pontinho… quer dizer justamente isso, persistência, construção contínua, esforço e dedicação!

Para finalizar, quero lhe dizer que todos nós precisamos vivenciar em nossas vidas, mais cedo ou mais tarde, este despertar da consciência. E, uma vez iniciado esse processo de sair do estado adormecido e automático e passar para o estado de alerta e de escolhas conscientes, ele não mais se findará. Não se preocupe, pois isso é um fenômeno maravilhoso! Aprender, crescer e evoluir cada dia mais. Alcançar mais e mais controle sobre nós mesmos, sobre nossas vidas e sobre tudo que nos cerca. É simplesmente viciante e sensacional! Falaremos mais sobre isso em outra oportunidade.

Por hora, desejo somente que você compreenda: mudanças são processos contínuos e eternos e isso é algo esplêndido de ser vivenciado e construído. Não perca nenhuma oportunidade de se transformar em um ser humano infinitamente melhor. Assista ao vídeo abaixo e saiba que é dentro de você que se encontra toda força e potencialidade para ser e fazer diferente. Não espere mais, mude e seja feliz agora!

Se este artigo foi importante para você, compartilhe com pessoas que você acredita que também precisam alcançar mudanças e deixe seu comentário!

Por Viviane Guimarães
Texto publicado originalmente no blog Felizes para Sempre…

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s