Se Deus (e eu) quiser!

Recentemente, em uma pequena despedida, disse a um amigo o seguinte: “Desejo que você seja muito feliz”. Em seguida, ele me respondeu: “Se Deus quiser vou ser!”. Logo, o indaguei: “Quem disse que Ele não quer?”. Ele sorriu e nos despedimos.

Percebo que frases prontas nos mantêm sempre prontos para o conformismo. Converso com tantas pessoas e vejo nelas uma acomodação que chega a aprisioná-las na espera daquilo que sonham. Suas esperanças são de esperas em Deus, ao invés de lutar e confiar que da vida é muito mais que esperar. Confiar é não cruzar os braços esperando a ajuda divina, é acreditar nessa ajuda e fazer, cada um e cada uma, seu próprio destino.

Frases prontas não provocam reflexões. E refletir é voltar para trás. Requer uma avaliação continua sobre nossos pensamentos e ações. Voltar para trás é, antes de seguir em frente, voltar-se a si mesmo para continuar em frente com pensamentos e ações diferentes do que foi. Sócrates disse que “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”. E é a falta dessa reflexão e avaliação que nos leva a esperar pela condução ilusória a um destino que a “ao deus-dará”.

“Se Deus quiser, este ano vai ser tudo diferente”. Claro que pode ser diferente! Mas para isso acontecer, precisamos avaliar se o que estamos fazendo não é a repetição daquilo que desejamos mudar, não é a repetição dos mesmos erros e histórias que contamos a Deus todos os dias, meses e anos. Para não ser mais uma vez tudo igual, é necessário fazer diferente o que precisa ser mudado. É de uma obviedade tão grande que simplesmente ignoramos.

LEIA TAMBÉM:
Pare de se concentrar no que pode dar errado e comemore o que pode dar certo!
Comunicação interpessoal pra quê?
O oposto da gratidão é a inveja

Não há como incendiar o fogo da confiança em Deus se ele não queima em você. Não há como transferir a responsabilidade que te pertence. Confiar é também uma responsabilidade intransferível. Por isso, construa suas pontes, mas não espere em nenhum dos lados. Confiar também é ter fé, e a vida se encarrega de fortalecer as bases de suas pontes para que no tempo certo, do lado que você estiver, tudo que há de melhor chegue até você.

Conhecendo bem meu amigo, acredito que confiando que terá pela frente uma vida livre de imprevistos que fogem ao seu controle, ele quis dizer que “se Deus quiser”, será favorecido pela graça e vontade dEle. Que fará sua vontade na busca pela felicidade que a ele eu desejei. Que não vai apenas esperar, mas confiar em sua capacidade de construir e conquistar uma vida com instantes de felicidades que valem por si só.

Com a graça de Deus, tudo vai dar certo!

Por Valdimar Sousa

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s