Comunicação interpessoal pra quê?

Não é de hoje que um dos maiores desafios do ser humano é se relacionar com as pessoas. Relacionar-se tem a ver com manter amizades duradouras, conviver em sociedade, em família, ter um relacionamento profissional e também cultivar uma relação amorosa. Apesar de nos relacionarmos o tempo todo, as dificuldades persistem porque ainda não desenvolvemos a consciência de quanto a comunicação intencional é importante nesse processo.

Pessoas que têm uma habilidade de comunicação desenvolvida criam uma interlocução mais positiva, melhoram as relações interpessoais, são melhores líderes e aprimoram sempre o contato com o público. Em resumo, têm mais facilidade de se dar bem com gente! É perceptível quando nos deparamos com alguém educado, que se expressa com clareza, sabe ouvir a opinião do outro, tem facilidade para estabelecer diálogos com qualidade e que, por isso, transita bem em diferentes lugares.

Mas e quando a realidade é outra? Se as relações vão mal, as amizades já não existem, os relacionamentos familiares e amorosos estão sempre em conflito, profissionalmente não há diálogos construtivos, o que fazer?

Uma frase do Reinaldo Passadori, especialista em comunicação verbal há mais de 20 anos, nos dá uma luz: “Todo mundo tem capacidade de se comunicar. Por isso, costumo dizer que somos três pessoas em uma: a pessoa que imaginamos que somos, a pessoa que as outras pessoas percebem que somos e quem somos na realidade”.

LEIA TAMBÉM:
Pense Somente Coisas Boas
Ser feliz é simples assim?
A primeira impressão é a que fica?

Ou seja, para melhorar a comunicação interpessoal é preciso se conhecer, buscar em nós mesmos algumas respostas por meio de uma autorreflexão: como expresso minhas ideias? Geralmente, as pessoas me compreendem? Gostam de conversar comigo? Como é meu tom de voz? Sou muito agressivo ou muito passivo durante um diálogo? Consigo ouvir as pessoas? Me esforço para compreender o ponto de vista do outro? Sou consciente de que a comunicação é uma ferramenta importante em meus relacionamentos? O que preciso fazer para melhorar?

A partir dessa autoanálise, é hora de cruzar suas percepções com opiniões de pessoas de sua confiança. Pergunte a elas o que pensam sobre a forma como você se comunica. Aqui é importante deixar claro que você precisa de um feedback honesto, a partir de comportamentos e ações pontuais e não sobre sua personalidade, jeito de ser, caráter etc.

Para começar a enxergar a comunicação de maneira consciente, com foco em melhorar as relações, escolha três pontos fortes e os desenvolva mais ainda. E elenque três pontos fracos para que possa atuar em um processo de melhoria. Se preciso, busque ajuda de profissionais, faça cursos, leia livros e se espelhe em pessoas que têm boas habilidades de comunicação interpessoal (como elas agem, como são suas relações?).

Comunicar-se de maneira elegante, com humildade, receptividade e atenção vai fazer toda a diferença em suas relações com o ser humano! Mas essa capacidade não surge da noite para o dia. No livro “Palavra de Mulher”, as autoras Maria Tereza e Mariana Maldonado trazem uma importante contribuição sobre o assunto: “Construir um relacionamento é um processo que depende de tempo e paciência, coisas que não combinam com a cultura da satisfação imediata.”

Por Maraísa Lima, jornalista, especialista em comunicação empresarial, coach, palestrante e professora do curso “Comunicação Organizacional para Liderança Assertiva” do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA: contato@potencialmaximo.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s