Você pratica a acessibilidade?

O termo acessibilidade, hoje em dia, diz respeito a tudo aquilo que facilita e permite o acesso de pessoas com dificuldade de se locomover, enxergar e/ou ouvir como as pessoas ditas “normais”. Tem também a ver com o acesso à informação, de modo geral, e com o acesso ao outro.

Muitas vezes, encaramos o conceito de acessibilidade só em seu primeiro aspecto, ou seja, na facilidade de acesso a locais públicos, e nos esquecemos do acesso ao ser humano. Você é uma pessoa acessível? As pessoas próximas a você se sentem bem ao seu lado e têm vontade de estar e conversar com você?

É fácil perceber, através de gestos corriqueiros, se uma pessoa é acessível ou não. No consultório, por exemplo, percebo que o cliente não está recebendo bem aquilo que digo quando o vejo de braços cruzados. Isso demonstra também não querer que se aproximem dele. Costumo até brincar, perguntando se está fazendo frio e isso acaba desarmando-o e impedindo de voltar a essa posição, muitas vezes, inconsciente. Desvio um pouco o assunto e fica tudo bem.

LEIA TAMBÉM:
Como a inspiração transforma a vida das pessoas
Como a resiliência pode fazer de 2016 um ano melhor
Três perguntas de ouro que vão te fazer refletir sobre a fofoca

Ninguém percebe, conscientemente, que está se fechando para o outro, nem mesmo a pessoa que está sofrendo o bloqueio percebe. Eu mesma só aprendi a ter essa percepção depois de ler alguns livros e ouvir falar sobre isso na faculdade.

Outros tantos comportamentos e gestos podem demonstrar a nossa inacessibilidade aos demais: uma mudança na expressão facial, não olhar diretamente o interlocutor, etc. Escrevi tudo isso para dizer que não só os lugares públicos precisam ser acessíveis, as pessoas que os frequentam também. Então, abra-se para o novo e SEJA ACESSÍVEL!

Por Ana Carolina Carvalho Santos

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA:contato@potencialmaximo.com.br

 

Anúncios

Um comentário sobre “Você pratica a acessibilidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s